Conselho Editorial

A Synapse Editora tem como membros do Conselho Editorial pesquisadores vindos de diferentes áreas de conhecimento. A partir das suas especialidades, formam um grupo diversificado para avaliar os trabalhos submetidos baseada em critérios acadêmicos e científicos.

Washington Moreira Cavalcanti

Doutorando em Engenharia Mecânica (UFMG), Mestre em Administração de Empresas – Logística (FEAD), MBA em Marketing (IBMEC), Pós-graduado em Informática em Educação (UFLA), Graduado em Desenho Industrial (UEMG) e Administração de Empresas (UNINCOR). Docente na Faculdade Pitágoras em Betim e de cursos de Pós-graduação do Instituto de Gestão da Tecnologia da Informação (IGTI). Larga experiência em pesquisa e orientação de trabalhos científicos.

Lais Brito Cangussu

Doutoranda em Ciência de Alimentos (UFMG), Mestre em Ciência de Alimentos (UFMG), Engenheira de Alimentos (UFVJM) e Bacharel em Ciência e Tecnologia (UFVJM). Atuou como professora no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais e na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Alto do São Francisco. Tem experiência em pesquisas, publicações e avaliação de trabalhos em congressos e periódicos em diversas áreas, com ênfase em Aproveitamento de resíduos agro-alimentares.

Jean Andrade Canestri

Doutor e Mestre em Engenharia Mecânica (UFMG), Engenheiro de Controle e Automação (UFMG) e desenvolvedor de sistema Machine Learning e Inteligência Artificial. Experiência aprofundada em pesquisa, desenvolvimento e inovação com publicações de trabalhos em congressos e periódicos nas áreas de domínio. Experiência na área de Bioengenharia – Engenharia Médica, com ênfase em Imagens médicas, e em equipamentos Oftálmicos.

Rômulo Maziero

Doutorando em Engenharia Mecânica (UFMG), pesquisador do Grupo de Inovação e Tecnologia em Materiais (GiTeM/UFMG), Mestre em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (IFES), Aperfeiçoamento em Tecnologia Educacional (IFES) e Engenheiro Industrial Madeireiro (UFES). Atuou como professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo e no Centro Universitário de Maringá. Revisor e membro do corpo editorial de diversos periódicos nacionais e internacionais. Experiência na área de Engenharia de Materiais e Mecânica, com ênfase em materiais conjugados não-metálicos.

Jorge Luiz dos Santos Mariano

Mestrado em Administração (FEAD/Minas), Pós-Graduação em Administração de Recursos Humanos (CEPEC), Aperfeiçoamento em Política e Estratégia (ESG), Graduação em Direito (FACEC), Graduação em Administração (FACEC). Atuou em grandes organizações como Vale, Fundação Bradesco e Sebrae. Possui larga experiência profissional na área de Administração (Gestão), Empreendedorismo e Educação. Na área da Educação atuou como Coordenador de Cursos Técnicos, Membro de Incubadora de Empresas, Coordenador de Empresa Júnior, Membro de Bancas de TCC e Orientador de Trabalhos Científicos. Membro Voluntário do Conselho Editorial da Revista Foco e da Synapse Editora. Atua como Professor e Pesquisador do IFCE.

Elias Rocha Gonçalves Júnior

Graduação em engenheira Mecânica pela Universidade Candido Mendes (2016), pós-graduação em Docência do Ensino Superior pelo Faculdade Integrada de Araguatins (2018) e em Meio Ambiente e Sustentabilidade pela Faculdade Famart (2020), aperfeiçoamento em Eletromecânica pela Universidade Candido Mendes (2018) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Candido Mendes (2018) e em Engenharia e Ciência dos Materiais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2019). Tem experiência em pesquisas na área de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, com ênfase em energias renováveis, manutenção industrial, mineração de dados, planejamento estratégico, motores à combustão, desenho industrial, educação especial e gestão sustentável.

Daniela Aparecida de Faria

Graduação em Fisioterapia pela Fundação Educacional de Divinópolis-FUNEDI/UEMG (2011). Especialização em Psicopedagogia pela UCDB (2013), em Fisioterapia Dermato Funcional pela WPÓS Unylea Editora e Cursos S.A. (2016) e em saúde do adolescente pela UFSJ Campus Divinópolis/MG no Programa de Residência Multi profissional Saúde do Adolescente (2018). Mestre em Ciências da Saúde pelo PPGEnf da UFSJ (2019); Doutoranda em Ciências da Saúde pelo PPGCS/ UFSJ. Voluntária do Projeto de Extensão/UFSJ: Promovendo a saúde de crianças eadolescentes: o abrigo como espaço para o diálogo dos saberes (2017), do Projeto de Extensão/UFSJ: Os cuidados paliativos no tecer da vida (2018) e do Projeto de Extensão: Sistematização da assistência de enfermagem a pessoa idosa na atenção primaria a saúde de Divinópolis-MG (atual). Membro do Grupo de Trabalho de Valorização da Vida e Suicidologia (CNPq/UFSJ) (atual).

Paulo Henrique Nogueira da Fonseca

Doutorando em Ciências da Saúde (UFSJ); Mestrado Multiprofissional em Ciências da saúde Saúde (UFSJ); Pós-graduação em MBA Executivo em Gestão de Pessoas (AVM Faculdade Integrada). Especialista em Saúde do Adolescente na modalidade de Residência Multiprofissional (UFSJ); Graduação em Psicologia pela UEMG. Atuação prática profissional no Nasf-AB, coordenação municipal da saúde mental no município de Carmo do Cajuru-MG e cursos técnicos do SENAI e SENAC.  Experiência em avaliação de trabalhos em periódicos da área da saúde. Atualmente participa de 4 pesquisas simultâneas, com temas voltados para saúde do adolescente, sexualidade, comportamento autolesivo e saúde coletiva.