Conselho Editorial

A Synapse Editora tem como membros do Conselho Editorial pesquisadores vindos de diferentes áreas de conhecimento. A partir das suas especialidades, formam um grupo diversificado para avaliar os trabalhos submetidos baseada em critérios acadêmicos e científicos.

Washington Moreira Cavalcanti

Doutor em Engenharia Mecânica (UFMG), Mestre em Administração de Empresas – Logística (FEAD), MBA em Marketing (IBMEC), Pós-graduado em Informática em Educação (UFLA), Graduado em Desenho Industrial (UEMG) e Administração de Empresas (UNINCOR). Docente na Faculdade Pitágoras em Betim e de cursos de Pós-graduação do Instituto de Gestão da Tecnologia da Informação (IGTI). Larga experiência em pesquisa e orientação de trabalhos científicos.

Lais Brito Cangussu

Doutora e Mestre em Ciência de Alimentos (UFMG), Engenheira de Alimentos (UFVJM) e Bacharel em Ciência e Tecnologia (UFVJM). Atua como professora no Instituto Federal Fluminense e atuou como professora no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais e na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Alto do São Francisco. Tem experiência em pesquisas, publicações e avaliação de trabalhos em congressos e periódicos em diversas áreas, com ênfase em Aproveitamento de resíduos agro-alimentares.

Jean Andrade Canestri

Doutor e Mestre em Engenharia Mecânica (UFMG), Engenheiro de Controle e Automação (UFMG) e desenvolvedor de sistema Machine Learning e Inteligência Artificial. Experiência aprofundada em pesquisa, desenvolvimento e inovação com publicações de trabalhos em congressos e periódicos nas áreas de domínio. Experiência na área de Bioengenharia – Engenharia Médica, com ênfase em Imagens médicas, e em equipamentos Oftálmicos.

Rômulo Maziero

Doutor em Engenharia Mecânica (UFMG), pesquisador do Grupo de Inovação e Tecnologia em Materiais (GiTeM/UFMG), Mestre em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (IFES), Aperfeiçoamento em Tecnologia Educacional (IFES) e Engenheiro Industrial Madeireiro (UFES). Atuou como professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo e no Centro Universitário de Maringá. Revisor e membro do corpo editorial de diversos periódicos nacionais e internacionais. Experiência na área de Engenharia de Materiais e Mecânica, com ênfase em materiais conjugados não-metálicos.

Jorge Luiz dos Santos Mariano

Mestre em Administração (FEAD/Minas), Pós-Graduação em Administração de Recursos Humanos (CEPEC), Aperfeiçoamento em Política e Estratégia (ESG), Graduação em Direito (FACEC), Graduação em Administração (FACEC). Atuou em grandes organizações como Vale, Fundação Bradesco e Sebrae. Possui larga experiência profissional na área de Administração (Gestão), Empreendedorismo e Educação. Na área da Educação atuou como Coordenador de Cursos Técnicos, Membro de Incubadora de Empresas, Coordenador de Empresa Júnior, Membro de Bancas de TCC e Orientador de Trabalhos Científicos. Membro Voluntário do Conselho Editorial da Revista Foco e da Synapse Editora. Atua como Professor e Pesquisador do IFCE.

Daniela Aparecida de Faria

Graduação em Fisioterapia pela Fundação Educacional de Divinópolis-FUNEDI/UEMG (2011). Especialização em Psicopedagogia pela UCDB (2013), em Fisioterapia Dermato Funcional pela WPÓS Unylea Editora e Cursos S.A. (2016) e em saúde do adolescente pela UFSJ Campus Divinópolis/MG no Programa de Residência Multi profissional Saúde do Adolescente (2018). Mestre em Ciências da Saúde pelo PPGEnf da UFSJ (2019); Doutoranda em Ciências da Saúde pelo PPGCS/ UFSJ. Voluntária do Projeto de Extensão/UFSJ: Promovendo a saúde de crianças eadolescentes: o abrigo como espaço para o diálogo dos saberes (2017), do Projeto de Extensão/UFSJ: Os cuidados paliativos no tecer da vida (2018) e do Projeto de Extensão: Sistematização da assistência de enfermagem a pessoa idosa na atenção primaria a saúde de Divinópolis-MG (atual). Membro do Grupo de Trabalho de Valorização da Vida e Suicidologia (CNPq/UFSJ) (atual).

Paulo Henrique Nogueira da Fonseca

Doutorando em Ciências da Saúde (UFSJ); Mestrado Multiprofissional em Ciências da saúde Saúde (UFSJ); Pós-graduação em MBA Executivo em Gestão de Pessoas (AVM Faculdade Integrada). Especialista em Saúde do Adolescente na modalidade de Residência Multiprofissional (UFSJ); Graduação em Psicologia pela UEMG. Atuação prática profissional no Nasf-AB, coordenação municipal da saúde mental no município de Carmo do Cajuru-MG e cursos técnicos do SENAI e SENAC.  Experiência em avaliação de trabalhos em periódicos da área da saúde. Atualmente participa de 4 pesquisas simultâneas, com temas voltados para saúde do adolescente, sexualidade, comportamento autolesivo e saúde coletiva. 

Edgard Gonçalves da Costa

Mestre em Administração (Unihorizontes-MG, 2015). Especialista em Direito e Processo do Trabalho (FAMEESP/AprovaçãoPGE, 2021), Contabilidade Pública (UFMG, 2010) e Gestão Estratégica/Finanças (UFMG, 2005). Graduado em Direito (Promove BH-MG, 2021), Administração (UFMG, 2016) e Ciências Contábeis (UFMG, 2001). Atuação como professor/autor (Faculdade Única de Ipatinga-FUNIP) e membro do corpo de revisores e editores de revistas científicas nas áreas de gestão, contábil, cooperativismo e jurídica. Experiência em publicação de artigos e capítulos de livros. Atua como advogado e contador.

 Gilmara Elke Dutra Dias

Doutoranda, laureada com Bolsa CAPES e Mestra pela Universidade de Fortaleza-CE no Programa Acadêmico de Pós-Graduação em Administração. Professora do Magistério Superior na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), com Regime de Trabalho em Dedicação Exclusiva (DE), início 2014. Especialista na área de Gestão, com MBA em Logística, graduada e Laureada no curso de Administração. Coordenou os Cursos de Administração, Ciências Contábeis, bem como o Setor de Estágio na Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi. Na UFERSA, leciona disciplinas de Administração e Empreendedorismo, coordenando ações de extensão por meio de programas, projetos, curso, eventos, consultorias, feiras e ações sociais. Além disso, orienta artigos científicos, TCCs e projetos de TCCs.

Leonete Cristina de A. F. M. Silva

Doutora em Engenharia Química, na linha de pesquisa Engenharia Ambiental. Mestre em Engenharia Sanitária. Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho. Professora Adjunta da UFERSA.

Edna Lucia da Rocha Linhares

Possui Graduação em Agronomia (1998) e Mestrado em Agronomia/Fitotecnia (2002), títulos obtidos pela Escola Superior de Agricultura de Mossoró – ESAM, Especialista em Carcinicultura (2005) e Doutorado em Agricultura Tropical (2008) pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA. Professora Associada III da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, ministra as disciplinas: Ambiente, Energia e Sociedade no Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, e Geologia Aplicada a Engenharia no Curso de Engenharia Civil. Tem experiência na área de Projetos de Desenvolvimento Sustentável, Meio Ambiente e Resíduos Sólidos e Líquidos.